quarta-feira, 6 de julho de 2011

ETNOMATEMATICA E AÇÃO PEDAGOGICA

Na concepção etnomatematica, é importante salientar que o movimento de se trabalhar a matematica de forma real, com situações do cotidiano dos alunos que temos dois grandes nomes que vem atuando nessa concepção. Para D'ambrosio e Sebastian Ferreira, a formação do professor nesse sentido é fundamental para que haja na pratica uma aprendizagem aberta e flexivel para experiencias e conhecimentos das diversas culturas.
1, construindo a proposta: alguns principios norteadores
Um dos principios tem por base a atitude investigativa frente ao conhecimento e a realidade, sendo concebido como mediadores de diversas culturas. Portanto o conhecimento da cultura dos outros incluindo a sua valorização bem como o respeito a sua diversidade, constitui um conjunto que visa a formação de educadores matematicos, onde o aluno pesquisador tambem deve ser pensado de modo que haja uma perspectiva interrogativa, reflexiva e critica frente ao conhecimento, procurando entende-lo em seu contexto social, cultural e historico.
Segundo relatos do professor indigena feita durante a sua formação docente, a utilização de formas de medidas não padronizadas, as quais sempre estiveram presentes em sua cultura, mesmo antes do contato com os brancos, sendo estas repassadas de pai para filho ao longo dos tempos. Diante das pesquisas realizadas tato pelos alunos como pelos professores indigenas, houve um resgate de vários fazeres que foram substituidos por costumes de outras culturas com quem tiveram contato.

PARTICIPANTES: ADRIANA ARAUJO, IVONETE, NILCE, ALCEU e NOELI

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