quarta-feira, 6 de julho de 2011

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Por que a Lei?
Algumas Reflexões.


Ela veio para estabelecer um marco legal, para transformar em legalidade e legitimidade à organização e à luta sobre aquela negação de que essa parte da população que contribuiu valorosamente para à cultura e história no desenvolvimento do País.
A Lei ao determinar a inclusão da história e cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica busca valorizar a cultura do povo negro, e demais etnias na afirmação de uma sociedade pluriétnica e multicultural, como a sociedade brasileira.

Como Trabalhar a lei nº 10.639/2003.
Sob a nossa análise , concluímos que ; de acordo com a Conselheira Petronilha, a articulação da Lei e seus princípios norteadores com a prática cotidiana das escolas precisa vencer as resistências , não somente no âmbito escolar mas também fora deste contexto. Por isso há necessidade de formação para que os educadores juntamente com políticas públicas, movimentos sociais, caminhem juntos para desempenhar o melhor para todos.
OBS:No Caderno Temático História E Cultura Afro-Brasileira e Africana(2008),encontra-se sugestões de atividades, desenvolvidas por professores das escolas públicas do Paraná, que servirão de subsídios na organização deste trabalho nas escolas .

                 Pré                                 -              Conceito
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Não conhecer Conhecimento                  Julgar/escolher

Temos que ter o conhecimento para não ser preconceituoso e para poder lidar positivamente com as questões relacionadas a diversidade étnica-racial.


Participantes: Ivonete Montipó Voidalesk, Nilce Stachera, Noely de F. P. Fila

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