terça-feira, 20 de setembro de 2011

ARTE E ARTESANATO KAIGANG E GUARANI NO PARANÁ.

ARTE E ARTESANATO KAIGANG E GUARANI NO PARANÁ.

Entre 12.000 e 15.000 anos atrás, era ocupado, por povos caçadores-coletores. Parte das pinturas e gravuras rupestres encontradas no Paraná, principalmente a um período entre 4.000 e 10.000 anos passados, mas a arte rupestre continuou a ser executada até cerca de 300 anos atrás. Os primeiros povos agricultores e ceramistas chegaram ao Paraná há 4.000 anos, ao longo do tempo dispersaram-se por todo território paranaense, sendo ancestrais de índios da família lingüística jê, representados atualmente pelos kaigangs e xokleng. Há 2.000 anos aparecem, em território paranaense, os ancestrais dos índios Tupi Guarani. A cerâmica característica guarani era decorada com pinturas geométricas, vermelhas. pretas e branco. Pintavam o corpo com motivos geométricos, teciam vestimentas em algodão, redes e cestaria utilizando padrões similares.

A arte indígena na atualidade.
            No Estado do Paraná existem atualmente quatro tipos indígenas; Kaigang, Guarani, Xokleng e Xetá. A arte indígena é uma forma de comunicação através de símbolos das sociedades nativas, em que se consegue manter a diversidade cultural através do tempo. Depois do contato com os europeus houve uma gradual transformação na cultura material, incorporando características dos colonizadores luso-brasileiros e europeus. Atualmente, os Kaigang fazem cestos, alguns grandes, como os cargueiros, com tramas e padrões decorativos que caracterizam a identidade grupal.  As flautas, praticamente não são produzidas, enquanto os chocalhos agora são produzidos e vendidos em grande quantidade assim como algumas miniaturas de armas: arco e flechas. Os adornos em plumaria e a pintura corporal, acabaram ao longo do tempo, sendo substituídos pelos trajes dos colonos luso-brasileiros. Os recipientes de cerâmica foram substituídos por outros de ferro. O artesanato indígena é uma forma de continuidade da reprodução de motivos decorativos tradicionais, em cestas e trançados, que representam figuras e elementos mitológicos Guarani e Kaigang, fundamentais na afirmação da identidade cultural desses grupos.

 FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO DO PARANÁ: BREVE HISTÓRICO.
            Com relação a formação dos professores indígenas no Paraná, a SEED juntamente com vários órgãos e entidades relacionadas a cultura indígena, desenvolveram atividades no intuito de capacitar esses profissionais desde 2004, entre elas a elaboração de duas propostas curriculares:
-uma para formação de professor Kaigang que já havia concluído o Ensino Médio;
-outra para formação de professor Guarani e Kaigang na modalidade Normal Bilingue.
            Destaca-se entre as inovações a utilização, como base na formação dos professores o Protocolo Guarani de 2003, cuja inovação diz respeito a territorialidade Guarani. Ainda são muitos os desafios a serem vencidos, desde questões pedagógicas, administrativas, de especificidade culturais e lingüísticas, a fim de construir uma educação escolar indígena de fato específica, diferenciada, intercultural e bilíngüe.

Educadores:ADRIANA ARAUJO, JANETE , NILCE, ALCEU, NOELI, JOCELAINE

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