quarta-feira, 6 de julho de 2011

ATIVIDADE REFERENTE AO CADERNO TEMÁTICO:HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.

ANÁLISE DO FILME: “VISTA MINHA PELE” Direção: Joel Zito Araújo.



Pontos Positivos:

1- Curta metragem: aproximadamente 23 minutos, possibilita a atenção do aluno do inicio ao fim.
2- Produção Nacional:Enredo do filme é identificado no cotidiano do aluno.
3- Adolescência: As situações típicas da adolescência são representadas no filme.
4- Discriminação: Essa discriminação ocorre ao avesso, na qual os brancos são minoria e discriminados pelos negro, maioria.


Resumo do filme:

A Maria, personagem principal, é branca, adolescente, pobre, e cresce numa sociedade dominada pelo negro.
Passa a estudar num colégio particular predominantemente negro como bolsista, começa então a sofrer discriminação devido a sua cor de pele sua situação social, por parte dos colegas e dos professores.
Sonha desde criança em ser rainha da festa junina da escola, no inicio,porém não encontra apoio da família, nem dos professores e colegas, pensa logo em desistir do sonho.
Surge posteriormente, o apoio de sua amiga de classe Paula e de funcionários brancos da escola,bem como, de sua mãe; que a motivam e auxiliam na venda dos votos;elabora cartazes na casa da Paula e percebe que outras pessoas passam a apoia-la na eleição e sobretudo na lurta contra o preconceito.
Na apuração, entretanto, percebe-se atitudes imparciais dos professores e colegas, que demonstram sua preferência pela rival;enfim, Maria percebe que o mais importante não é vencer a eleição,mas a quebra do preconceito que inicia coma sua campanha.


Participantes: Alceu Ferreira Junior, Ivonete M. Voidaleski, Nilce Stachera.

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Por que a Lei?
Algumas Reflexões.


Ela veio para estabelecer um marco legal, para transformar em legalidade e legitimidade à organização e à luta sobre aquela negação de que essa parte da população que contribuiu valorosamente para à cultura e história no desenvolvimento do País.
A Lei ao determinar a inclusão da história e cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica busca valorizar a cultura do povo negro, e demais etnias na afirmação de uma sociedade pluriétnica e multicultural, como a sociedade brasileira.

Como Trabalhar a lei nº 10.639/2003.
Sob a nossa análise , concluímos que ; de acordo com a Conselheira Petronilha, a articulação da Lei e seus princípios norteadores com a prática cotidiana das escolas precisa vencer as resistências , não somente no âmbito escolar mas também fora deste contexto. Por isso há necessidade de formação para que os educadores juntamente com políticas públicas, movimentos sociais, caminhem juntos para desempenhar o melhor para todos.
OBS:No Caderno Temático História E Cultura Afro-Brasileira e Africana(2008),encontra-se sugestões de atividades, desenvolvidas por professores das escolas públicas do Paraná, que servirão de subsídios na organização deste trabalho nas escolas .

                 Pré                                 -              Conceito
                  ▼                                                        ▼

Não conhecer Conhecimento                  Julgar/escolher

Temos que ter o conhecimento para não ser preconceituoso e para poder lidar positivamente com as questões relacionadas a diversidade étnica-racial.


Participantes: Ivonete Montipó Voidalesk, Nilce Stachera, Noely de F. P. Fila

ETNOMATEMATICA E AÇÃO PEDAGOGICA

Na concepção etnomatematica, é importante salientar que o movimento de se trabalhar a matematica de forma real, com situações do cotidiano dos alunos que temos dois grandes nomes que vem atuando nessa concepção. Para D'ambrosio e Sebastian Ferreira, a formação do professor nesse sentido é fundamental para que haja na pratica uma aprendizagem aberta e flexivel para experiencias e conhecimentos das diversas culturas.
1, construindo a proposta: alguns principios norteadores
Um dos principios tem por base a atitude investigativa frente ao conhecimento e a realidade, sendo concebido como mediadores de diversas culturas. Portanto o conhecimento da cultura dos outros incluindo a sua valorização bem como o respeito a sua diversidade, constitui um conjunto que visa a formação de educadores matematicos, onde o aluno pesquisador tambem deve ser pensado de modo que haja uma perspectiva interrogativa, reflexiva e critica frente ao conhecimento, procurando entende-lo em seu contexto social, cultural e historico.
Segundo relatos do professor indigena feita durante a sua formação docente, a utilização de formas de medidas não padronizadas, as quais sempre estiveram presentes em sua cultura, mesmo antes do contato com os brancos, sendo estas repassadas de pai para filho ao longo dos tempos. Diante das pesquisas realizadas tato pelos alunos como pelos professores indigenas, houve um resgate de vários fazeres que foram substituidos por costumes de outras culturas com quem tiveram contato.

PARTICIPANTES: ADRIANA ARAUJO, IVONETE, NILCE, ALCEU e NOELI