quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resumo Caderno Temático: As populações indígenas no Paraná – Lucio Tadeu Mota

Os primeiros grupos humanos do território datam aproximadamente de 8000 anos atras, formavam grupos pequenos, seminômades, eram caçadores e coletores os quais se deslocavam por uma vasta área em busca de alimento. Produziam principalmente adornos e objetos de material perecível, daí a dificuldade de encontrar registros mais precisos da passagem desses grupos em nosso território. Há indicações de que em alguns destes grupos, sua migração fosse sazonal. Estes grupos que habitavam o Parana são descendentes dos primeiros grupos humanos que Migraram para a América, segundo historiadores afirmam que aqui chegaram, passando pelo Estreito de Bering, Ilhas Oceânicas ou pelo extremo sul da América pela Austrália e Nova Zelândia, em épocas diversas girando em torno de 12000 anos.
Entre estes povos estão os já extintos HUMAITÁ, UMBU e os povos dos SAMBAQUÍS.
Entre a população Indígena historicamente constituída que estão representadas no nosso Estado destacam se os povos: GUARANI, XETÁ, KAINGANG, XOKLENG, os quais se diferenciavam por pequenas particularidades, entre elas a língua, e influencia do meio em que se desenvolveram. Os Guaranis eram povos agricultores, e há indícios de produção de utensílios de cerâmica como os demais sitados, também produziam objetos de material perecível e não perecivel, conheciam a utilização de vegetais tanto para alimentação, quanto para o uso fitoterápico. Os Guaranis costumavam edificar moradias coletivas, as quais podiam abrigar um número grande de pessoas ligadas pelo grau de parentesco e até mesmo por uma aliança politica.
Percebe se que em determinado momento os povos Kaingangues foram empurrados pelos Guaranis para a região mais ao sul do Paraná juntamente com os Xoklengues.

Prof. Willian

Nenhum comentário:

Postar um comentário