segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Educação Escolar Indígena

Educação Escolar Indígena

Introdução
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná preocupada com a cultura indígena criou nas escolas publicas uma proposta para a  educação indígena sendo criada 29 escolas indígenas em 18 municípios que atendem as etnias Kaingangues, Guaranis, Xokleng e Xetá. Porém, o maior desafio é preparar um material pedagógico que respeite a diversidade cultural e ao mesmo tempo em que sejam respeitada as particularidades dessas etnias.
Um dos materiais pedagógicos é o Caderno Temático Educacional Escolar Indígena o qual busca a interculturalidade, o atendimento e o entendimento da pluriculturalidade cultural.

As populações Indígenas do Paraná (pág. 13)
As primeiras populações indígenas no Paraná: os caçadores e coletores pré-históricos

O território que hoje compreende o PR foi habitado por grupos humanos de caçadores e coletores que formavam pequenos grupos seminômades. Porém a questão é quanto ao tempo que estes grupos chegaram em nosso território. Não há unanimidade entre os pesquisadores, alguns acreditam que seja em torno de 8.000 anos, outros, no entanto defendem a tese de que estes grupos humanos tenham chego nessa região à aproximadamente 12 mil anos. Teriam eles feito os mesmos caminhos que outros grupos que habitaram o Norte do Brasil, isto é, podem ter passado pelo Estreito de Bering ou pelo Oceano Pacífico em sucessivas levas e em diferentes momentos históricos.
       Esta tese é a mais aceita devido aos vestígios encontrados que datam desse período. No norte do Brasil foi encontrado um crânio feminino que data desse período e os cientistas a batizaram de Luzia.

Tradição Humanista
       Os pesquisadores após analisarem os vestígios líticos deixados por este grupo tecem considerações sobre o seu modo de viver. Tais estudos levam a crer que formavam grupos seminômades, com deslocamentos sazonais. Eram caçadores e coletores. Seus vestígios são restritos porque seus utensílios e adereços e ate mesmo armas eram fabricadas com matérias não permanentes. Este povo extinguiu-se não deixando descendentes.

Tradição Umbu
      Estudos arqueológicos consideram que este povo tenha ocupado a região sul da América entres 10 e 1.000 anos A.C, e também extintos e não deixaram descendentes da sua cultura.

                                                Tradição Sambaqui      
Os povos dos Sambaquis ocupavam o litoral Sul do Brasil, porém foram encontrados vestígios de sua presença até o litoral da Bahia. Este povo alimentava-se basicamente de frutos do mar e construíram montanhas com até 8 metros de altura e 300 metros de extensão com restos de conchas, caramujos, ossos humanos, restos de cozinha nos quais depositavam adornos e armas. Não eram ceramistas, porem os vestígios dos Sambaquis são um material rico de informações e ao mesmo tempo muito intrigante.

As populações indígenas históricas
População Guarani
A população Guarani designa a língua e o povo ao mesmo tempo. Ocupavam o Centro Sul do Paraná vindo possivelmente das proximidades dos Rios Madeira e Guaporé. Chegaram até terras do Extremo Sul do Uruguai. Eram povos agricultores, formavam suas roças em clareiras na mata. Os Guaranis ocupavam praticamente todas as Bacias Hidrográficas da vasta área que ocupavam. Esta cultura ainda existe nos dias atuais, porém seus usos e costumes foram modificados com o contato da cultura do homem branco.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário