segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Encarar o desafio da educação sexual na escola

         Como trabalhar a educação sexual na escola? E quais conteúdos serão inseridos a educação sexual.
         Trabalhar a educação sexual só quando necessária, diante de entrevei-o ocorridas na sala de aula ou trabalhar explicar todo processo da sexualidade organizada dentro de um contexto, onde os educandos possam expor seu ponto de vista, questionar duvida.
         Pois os educandos sentem a necessidade de conhecer e falar sobre sexualidade.
         Na metade do século XX foi e está sendo determinante na discussão e na inclusão da educação sexual nos âmbitos sociais e educacionais.
         Surgindo a temática sexualidade em politicas publicas de educação.

Educação Sexual com Orientação Sexual
A expressão orientação sexual tornou-se oficial e  institucionalizada com os   PCNS no ano de 1997.
         A popularização do termo orientação por educadores e instituições publica, descartando a expressão Educação Sexual, e o abandono do aspecto.
         E a mudança da educação para orientação explicitou a força politica do grupo de trabalho e pesquisa em orientação sexual(GTPOS), possibilitando a dispersão do termo nacionalmente e aceitação escolar sem qualquer resistência, reflexão ou questionamento.
         Essa expressão está sendo utilizada para definir e caracterizar o trabalho pedagógico e escolar de discussão da sexualidade.
         A substituição do termo desvincula o enfoque reprodutivo, biológico, medico e normativo da educação sexual sendo que Orientação Sexual propõe a fornecer informações sobre a sexualidade e a organizar um espaço de reflexões e questionamento na área de sexualidade em escolar e a Educação Sexual passaria a ter o mesmo propósito só que fora da escola, o que as distingue e é o local do processo de informações e reflexões.

Princípios para uma Educação Sexual na Escola
                  Esse princípio objetiva a incomodar aqueles que desenvolvem uma Educação Sexual na escola.

1-    Educação Sexual deve começar na infância e fazer parte do currículo escolar objetivando a formação da criação do jovem.

2-    As manifestações da sexualidade não só como objetivo da reprodução e sim da sexualidade, descoberta corporal, ou seja, o auto conhecimento.

3-    Descoberta sexual é a expressão da sexualidade.

4-    Não deve existir qualquer segregação de gênero no conhecimento apresentados a meninos e meninas, sendo a socialização do conhecimento democraticamente.

5-    Compartilhar brinquedos sem levar em consideração de o gênero.

6-    A linguagem na educação sexual deve contemplar o conhecimento cientifico tanto quanto ao conhecimento popular.

7-    Dentro do contexto atual há muitas formas de expressar a sexualidade e do gênero.

8-    A Educação Sexual pode discutir valores.





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