segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Populações indígenas

População Xetá
Constituiu um grupo menor. Ocuparam uma área também menor, não deixaram vestígios significativos para serem estudados, porem nos dias atuais existem renascentes dessa cultura, que em grande parte se miscigenou com outras culturas dessa região.
População Kaigang
Os Kaigangues ocuparam a região Centro Sul do país e os estudos arqueológicos indicam que entravam em contato com os guaranis  que em grupos maiores que podiam ter empurrado os Kaigangues mais para o Sul. Os Kaigangues também são povos coletores e caçadores, mas há indícios de que também praticavam a agricultura em roças e coivara.Deste povo existem aldeias onde são tutelados pelo estado e sua cultura ainda é preservada porém o contato com o homem branco forçou sua cultura.
Tradição Xokleng
      Denomina e a língua. Não se conhece muito sobre seus ascendentes históricos. Eram ceramistas, construíam suas casas em frestas de rochas ou semi-subterrâneas. Esta cultura contemporânea dos Kaigangues.
Diretrizes da Educação Escolar Indígena
         Refletir sobre as diretrizes da educação escolar indígena nos remete para 2 campos: SOCIOPOLÍTICOS e EDUCACIONAIS.
É preciso reconhecer o valor das sociodiversidades culturais e as praticas pedagógicas devem estar voltadas para a diversidade sociocultural indígena e suas relações com a educação escolar.
A Constituição de 1988 colocou as culturas indígenas sob novas bases.
São direitos constitucionais dos povos indígenas: a reconhecê-la e a garantia de seus territórios, de suas formas de organização social e de sua população sociocultural, o ensino ministrados nas línguas indígenas e o reconhecimento dos processos próprios de aprendizagem.
É preciso um olhar diferenciado para a situação do índio hoje.
Obviamente que não e mais possível pela questão agraria que estes desenvolveram sua cultura como à centenas de anos atrás, porém a convivência com o homem branco não lhe tira a questão cultural. É preciso desconstruir o discurso de que os índios que convivem com os brancos não são mais índios.
         A partir dos anos 70, os próprios índios se organizavam em movimentos reivindicatórios de seus direitos e apoiados pela sociedade civil que reconhece os direitos territoriais, políticos e culturais dos povos indígenas, o que tem ressonância no Congresso.
         Quando reconhecemos os direitos Constitucionais de povos indígenas suplica em dizer que os povos indígenas são portadores de direitos conforme sua cidadania.
O que é notado da politica da educação indígena deve ser:
A interculturalidade: a nova escola indígena propõe ser um espaço intercultural de reconhecimento da diversidade de saber dos povos indígenas, resgatando os valores pela tradição oral, ouvindo as pessoas mais velhas e revitalizando práticas de rituais.
Os professores de comunidades indígenas podem construir seus conteúdos juntamente com os costumes incentivando a brusca e o resgate das culturas indígenas. Pode ser construída também coletivamente às realidades e perspectivas da cada povo.
A escola indígena passa a ser um meio de dar dimensões mais amplas da vida social à partir de interesses de cada sociedade indígena. Para tanto se faz necessário propor uma mudança do ensino tradicional para o ensino bilíngue o qual ensina a língua indígena para (não sei a palavra: enraçar?) e o saber cientifico sem perder de vista a cultura de cada povo. Estes saberes devem levar em conta os interesses e necessidades de cada povo.
 A educação escolar indígena e uma inovação na educação brasileira e sua implementação como politica de garantia de direitos, exige a formulação de políticos, programas e ações específicos e o exercício de uma gestão flexível e conhecedora das peculiaridades de cada povo indígena.
Os representantes indígenas devem ter um espaço significativos na construção.
Formação de professores indígenas no estado do Paraná: breve histórico: ( 16 e 17/06)

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