segunda-feira, 9 de maio de 2011

1- RESUMO CADERNO TEMÁTICO SEXUALIDADE

Resumo do 1º Encontro da Equipe Multidisciplinar  - 30/04/2011

A sexualidade na rede estadual de ensino

A questão de sexualidade está posta em nossa escolas: questões de gênero, doenças sexualmente transmissíveis, educação sexual são problemas que afetam nossos estudantes e, nada mais óbvio, que ser discutido no ambiente escolar. A escola é um espaço privilegiado para discussões qualificadas sobre sexo e sexualidade, como forma de orientação.
As informações da escola são informações que muitas vezes nossos estudantes não as obtém em casa, as obtém de forma equivocada na rua, entre os amigos(as).
A discussão do tema na escola fortalece o assunto, dado a escola ter uma certa "credibilidade" na comunidade escolar, muitas vezes diferente do ambiente em que o aluno vive. A questão sexualidade trata de  uma produção humana e está sujeito  a determinantes socioeconômicos que influenciam a vida do nosso educando, assim, a escola é um espaço privilegiado para o tema.
Para trabalharmos com o tema temos que reconsiderar velhos pré-conceitos que carregamos. Vencendo as barreiras, podemos obter, através da escola, um caminho para a verdadeira Educação Sexual, com respeito à livre orientação sexual em consonância com as questões igualitárias de gênero num ambiente pedagógico onde os conhecimentos científicos acerca deste assunto possam ser difundidos com domínio de propriedade.


A sexualidade na contemporaneidade

Nas sociedades modernas, inclusive a brasileira, a sexualidade parece ter uma evidente centralidade. As questões sobre sexo são vistas como uma questão comercial (venda de produtos sexuais, venda de corpos, o corpo perfeito, práticas sexuais adequadas para especialistas em detrimento a outros).
Essas questões parecem natural mas nem sempre foi assim. Foi no século XIX que começaram a ser formuladas definições e estabelecimento de contornos sobre a sexualidade contemporânea, quando começou a se transformar numa questão. Passava a ser objeto de atenção do Estado, da medicina, das Leis, além de continuara ser tema da Religião.
Foi nessa época que surgiu a sexologia quando médicos e também filósofos passaram a fazer proclamações e descobertas  sobre o sexo dizendo o que era e o que não era normal.
Também no foi nesse século (final) surgiu o tema da homossexualidade (mas o homossexualismo sempre existiu). Antes era vista como sodomia, pecado.
Pelo final dos anos 60 surgiram os movimentos feministas: as mulheres foram ás ruas e ocuparam espaços, criaram grupos, revistas, , reivindicaram direitos mostrando que suas lutas e sua história tinham sido esquecidas ou ignoradas.
As chamadas minorias sexuais  também agilizaram seus movimentos (gays e lésbicas), exigindo respeito a sua vida cultural.
Mulheres, gays, lésbicas passam  a ter voz na sociedade, como um direito dentro da sociedade.
Com isso a homofobia mostra sua rudeza.
A sexualidade passa a ser discutida em várias instâncias sociais, inclusive na escola. O MEC, dado aos fatos,inclusive aos relacionados a AIDS, passa a apoiar ações e projetos de Educação Sexual.
Essa política afirmativa torna-se uma extensão para todos, dos direitos e condições sociais que historicamente haviam sido privilegiados a uns poucos, homens brancos heterossexuais.

Salvador Ribeiro Jazzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário