segunda-feira, 9 de maio de 2011

5- RESUMO CADERNO TEMÁTICO SEXUALIDADE

QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA E NO RECREIO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

                  Entendendo a concepção de gênero é que engloba todo o processo de construção social que ocorre na formação de vida dos sujeitos, interagindo com as circunstâncias  em que aprenderama se conhecer como homens e mulheres. Essa formação acontece no sujeito através de processos sociais e históricos mais o meio em que se encontra
                   Quando observamos somente com o olhar não notamos nada diferente ao que chamamos de normal ou atitudes normais, porque o olhar faz parte de nossa natureza e algumas práticas são pertinentes a ações normais das crianças ( sem intenções, sem preconceitos, sem maldades...).
                     Nas brincadeiras realizadas no recreio há expressões corporais que são vivênciadsa e que podem demonstrar várias emoções ou opções de padrão de comportamento.


O GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

                  Segundo GRUGEON, 1995, P. 24 a cultura do recreio pode ser considerada oral porque “requer aprender um conjunto de regras e rituais (…) que podem ser diferentes para meninos e meninas”, e observamos um conjunto de regras, gestos, atitudes, significados, etc. .
                  A cultura é viva e passível de mudanças conforme o amadurecimento de novas ideias e/ou conhecimento dentro do contexto em que se encontra.
                  Em uma determinada situação foi observado um grupo de meninas que jogavam vólei no recreio juntas, e um grupo de meninos jogavam futebol, na hora de troca pelo espaço, as meninas usaram o diálogo e acordo, já os meninos a força o poder e autoritarismo. Nesse exemplo fica claro a evidência de que o poder e segundo o gênero determina a ocupaçao do espaço escolar.
                  Essa relação de poder, domínio, negociação, resistência estão relacionados com uma certa hierarquia e domínio pelos lugares mais disputados ou nobres ( que vai desde as quadras esportivas ao banco do jardim), desde o aluno mais tímido ao travesso/dominante/participativo.

                     
O GÊNERO E AS BRINCADEISA DO RECREIO

                  Durante o recreio acontecem imposições e/ou negociações , segundo o gênero e a idade, e as crianças aprendem algumas formas de agir e se comportar como meninas e meninos de determinados tipos quanto ao gênero.
                   Há uma interação dos alunos que configuram uma “geografia dos gêneros”, porque ocorre em diferentes partes do pátio, acontecem diferentes brincadeiras, segundo o gênero e a idade. E ainda há brincadeiras tradicionais, esperadas e não esperadas, permitidas, proibidas e outras ainda inovadoras.
                   As brincadeiras devem se prazerosas incluídas no contexto social e histórico que valorize como natural ou biológico sem os atravessamentos de gênero. Como exemplo o menino que faz balé que é bom de bola, ou da menina que é boa jogadora e brinca normalmente com as meninas, não confundir habilidades com gênero.


O PRAZER COMO CONQUISTA E IMPERATIVO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA

                   Neste contexto contemporâneo afirmar que o amor e a sexualidade são indissociáveis para a felicidade não podemos fingir que os perigos e problemas/riscos a saúde podem nos trazer se no momento desta vivência/experiência não estivermos cientes e prevenidos dos danos que nos podem causar.
                    A sexualidade, a relação amor, reprodução humana, a saúde, o desejo, não são entendidos da mesma forma, se manifestam de diferentes modos e em diferentes tempos. Esta acontecendo uma melhor e maior aceitação por diferentes e determinadas práticas sexuais, principalmente após os anos 80.
                    Considerando que a epidemia do HIV, mudou a maneira de pensar e agir, o prazer  das pessoas conscientes – favoreceu o sexo seguro, sem culpas ou medos em ser feliz.


SEXUALIDADENA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DE VULNERABILIDADE.

                     A instituição escolar é uma instância onde podemos encontrar praticamnete todas as identidades sexuais e gênero, não podemos confundir as ações naturais das pessoas de normas ou regras de identidades.
                      A veiculação de notícias e por diferentes mídias tem auxiliado neste enfrentamento e superação em nossa cultura diversificada , e que essa diversidade deve ser respeitada sob todos os olhares e aspectos, pois, antes de tudo estamos com um ser humano que merece carinho, respeito e amor.
                      
                     A vulnerabilidade esta intimamente ligada a falta de conhecimento, condições e possibilidades de enfrentar o diferente por falta de conhecimento . As receitas prontas ou modelos educacionais, não vamos encontrar sempre vamos buscar melhores formas/jeitos/metologias/conhecimento para enfrentar cada momento.


Prof. NOELY DE FÁTIMA PIRÃ FILA
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário