segunda-feira, 23 de maio de 2011

PLANO DE AÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR


1 – Justificativa e diagnóstico da realidade
Por vivermos em uma sociedade capitalista, injusta, organizada em classes desiguais, acreditamos que a escola é um local onde essas desigualdades podem ser discutidas e até mesmo superadas por meio de um trabalho coletivo que venha valorizar e respeitar tanto a cultura que o aluno traz, bem com, outras culturas, incluindo a diversidade.
Quanto à origem étnica das famílias e dos alunos, diagnosticada pelo Colégio Adiles Bordin, em seu PPP, 66% são descendentes de europeus (portugueses, italianos, poloneses, ucranianos, alemães) e 28% são descendentes de índios e negros e, quanto à raça, 56% declaram-se brancos, 8% negros, 30% pardos e 6% amarelos.
A comunidade acredita que no Brasil há o pior tipo de racismo, que não há raças superiores ou inferiores e que os preconceitos que temos, mas negamos, nos são passados pelas piadas, pela televisão e pela própria família.
Os professores que atuam neste Colégio procuram aproveitar acontecimentos que ocorrem no dia-a-dia para serem trabalhados nas diferentes disciplinas, incluindo sempre que possível em suas aulas, os temas contemporâneos, a história e a cultura afro-brasileira, africana, indígena e seus respectivos estudos em nível de Estado e Município. Assim, todas as turmas são contempladas. Algumas disciplinas se destacam mais nesse trabalho como: Língua Portuguesa, Artes, História e Geografia.

 
2 – Problematização
Como o coletivo escolar pode contribuir para que a diversidade seja contemplada por todas as disciplinas e disseminada no dia-a-dia por todos os envolvidos na comunidade local?

3 – Objetivos
  • Diagnosticar os conhecimentos da comunidade escolar acerca dos diferentes povos;
  • Desenvolver estratégias de conscientização da comunidade escolar para com a temática, problematizando as relações entre as culturas africana, indígena e ocidental;
  • Socializar os conteúdos e dinâmicas trabalhadas nos Estabelecimentos de Ensino;
  • Divulgar da importância e dos objetivos da Equipe Multidisciplinar e do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena;
  • Constituir acervo bibliográfico;
  • Promover ações de enfrentamento ao preconceito e discriminação.

4 – Ações
  • Buscar o enriquecimento do acervo bibliográfico junto à biblioteca da escola;
  • Proporcionar e incentivar o coletivo escolar no aprofundamento teórico sobre os temas propostos;
  • Realizar pesquisas e atividades que permitam fazer um diagnóstico mais detalhado sobre os conhecimentos dos temas propostos na comunidade;
  • Valorizar em diferentes situações a importância histórica dessas culturas perante a humanidade;
  • Realizar debates, palestras, discussões, passeios, entre outros.;
  • Proporcionar momentos de socialização das atividades realizadas;
  • Construção de murais.

5 – Cronograma
Mês
Atividades
Carga horária
Novembro/2010
- Organização do Plano de Ação da Equipe Multidisciplinar.
- Leituras.
- Seminário dia 19/11/2010: hora cívica envolvendo todas as turmas e a comunidade escolar; vídeos e exposição.
8 horas



6 horas


14 horas

Obs: Para a organização do ano letivo de 2011 seguir o calendário da SEED.

6 – Avaliação
  1. Todas as reuniões da equipe serão registradas em ata do Conselho Escolar;
  2. Nestas reuniões serão avaliadas as ações realizadas no período e, possíveis reformulações do Plano;
  3. Ao final do ano letivo será feita uma avaliação geral, para reformulações no ano seguinte;
  4. Como o Plano de Ação trata-se de um processo, a qualquer momento pode ser avaliado, visando adequações de acordo com a proposta de ação.

7 – Referências
PARANÁ. Cadernos Temáticos: História e Cultura Afro-brasileira e Africana. SEED. Curitiba. PR. 2008.

PARANÁ. Cadernos Temáticos: Educando para as Relações Étnico-raciais II. SEED. Curitiba. PR. 2008.

PARANÁ. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Adiles Bordin. União da Vitória. PR. 2010.

PARANÁ. Proposta do Plano Curricular do Colégio Estadual Adiles Bordin. União da Vitória. PR. 2010.






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