segunda-feira, 23 de maio de 2011

TEXTO SOBRE BULLYING

O fenômeno “Bullying” tem sido alvo de intensas discussões de educadores e também da mídia. Isto porque os problemas gerados a partir da prática do bullying estão interferindo no desenvolvimento de muitas crianças e adolescentes.
Bullying é um termos de origem inglesa, utilizado para definir práticas violentas, intencionais e repetitivas que ocorrem numa relação desigual de poder. O Bullying é praticado a partir de diversas ações como: bater, empurrar, agredir fisicamente, insultar, dar apelidos, debochar, caluniar, excluir, perseguir, amedrontar, discriminar, chantagear, ameaçar, ridicularizar, assediar, etc.
Além das ações descritas, pode ocorrer ainda o chamado Ciberbullying, o qual se dá por meio de divulgação de imagens, envio de mensagens, ou outros mecanismos que fazem uso da internet ou de celulares, mas com as mesmas finalidades de causar medo, humilhar, amedrontar, caluniar, etc.
A prática de Bullying pode gerar conseqüências muito graves a todos os envolvidos (vítimas, testemunhas e agressores), desta forma, é essencial identificar possíveis situações de bullying no ambiente escolar e buscar estratégias para o enfrentamento dessa forma de violência.
Para o enfrentamento do Bullying é muito importante que toda a comunidade escolar fique atenta e esteja bem informada com relação aos comportamentos que podem apresentar aqueles que sofrem Bullying e, consequentemente, aqueles que praticam.
Geralmente, as vítimas de Bullying demonstram baixa autoestima, podem apresentar baixo rendimento escolar, ficam isoladas, sentem-se inseguras, podem também aparentar constante tristeza, ansiedade, aflição, perder o apetite, apresentar sintomas como dores, insônia, etc. Nos casos mais graves, pode até mesmo apresentar ideias suicidas.
É importante chamar a atenção de todos para que alunos, pais e educadores saibam identificar práticas de Bullying e passem a agir para o enfrentamento desta forma de violência que pode causar diversos prejuízos ao desenvolvimento de crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário